O melhor dos dois mundos | A conciliação entre gestão e nutrição

Home Cozinha comercial O melhor dos dois mundos | A conciliação entre gestão e nutrição
Gestão de restaurantes
+

Independente da área ou cargo ocupado, estamos sempre sujeitos a ‘pré-conceitos’ – e eu não digo isso em conotação negativa. Tais pré-conceitos se dão por falta de informação, na maior parte dos casos. Uma corretora de imóveis, por exemplo, não sabe listar todas as responsabilidades que tem uma nutricionista, e vice-versa. Isso se dá porque elas não estão inseridas no mesmo ambiente. Mas ambas são capazes de aprender e conhecer melhor o trabalho uma da outra. E é isso que buscamos fazer por aqui: disseminar o trabalho do profissional nutricionista.

Além do atendimento em clínicas, o profissional formado em Nutrição pode desempenhar diversos papéis, em diversos ambientes de trabalho. Ele pode ser caracterizado como um profissional multifacetado, ou seja, que apresenta múltiplas facetas ou qualidades. Conhece todas elas? Não se envergonhe caso a resposta para essa pergunta seja ‘não’. Muitas vezes somos moldados para servir um único propósito e isso nos atrasa em alguns aspectos, mas nunca é tarde para aprender e evoluir.

Isso é um pedido para que profissionais nutricionistas não se sintam condicionados a desempenhar uma mesma função durante toda a sua carreira profissional. Claro, a menos que se satisfaçam com isso. Não há mal algum.

 

Observando na prática

Vamos usar como exemplo o caso de uma nutricionista que atua na gestão de restaurantes. Jaqueline Bordignon é formada em nutrição há 10 anos e já trabalhou como nutricionista trainee em uma empresa de grande porte. Hoje seu trabalho vai muito além do que as pessoas imaginam. Além de elaborar os cardápios, ela cuida da gestão de pessoas, da gestão dos custos, do controle de compras e desperdícios, entre outras coisas. Acompanhe o bate-papo que tivemos com ela.

 

⠀Assista ao bate-papo na íntegra.

 

Durante a conversa Jaqueline narra a sua rotina como uma profissional que além de nutricionista é gestora de um negócio. Quão impressionante é isso? Ela lida com a gestão de pessoas, processos e diversos procedimentos de qualidade regidos de lei própria – o que pede atenção redobrada. O objetivo, como dito, é fazer com que tudo flua perfeitamente.

Ademais, Jaqueline destaca a importância de manter um relacionamento saudável com a equipe. E a comunicação é, de fato, precisa. Como a maioria dos controles fica na mão do próprio colaborador, é indispensável validar se, na prática, todos os processos estão sendo documentados como deveriam. Os dados fazem parte da gestão de qualidade do serviço de alimentação e, como se trata de uma obrigatoriedade de lei, todas as ações precisam ser executadas de forma correta. Não há como driblar isso.

 

Hora de cortar laços com o passado

Hoje em dia esses processos são registrados em planilhas de papel, na maior parte dos casos. Porém, a verdade é que tal realidade já não compensa mais. Tanto em termos de custo quanto em termos de benefício. Segundo Jaqueline, são gastas por mês mais de 150 unidades de folhas, que correspondem às planilhas de controle de temperatura, controle da caixa d’água, controle de óleo, entre outros documentos.

Não concordando com esse montante de folhas gastas, a Onexo fez um redesenho da medição e monitoramento do fluxo de processos e o transformou em um modelo digital, fácil de replicar. Além de economizar papel, a plataforma garante a identificação mais clara dos dados e a inviabilidade de extravios. A proposta está de acordo com os preceitos da cozinha 4.0 e destaca as maravilhas da inovação.

 


 

Aproveitamos esse último momento para frisar que: atuar com a gestão de processos de um restaurante, seja ele comercial ou industrial, é uma tarefa desafiadora, mas compensa. São experiências como essa que ensinam o profissional a empreender e preparam o nutricionista para o mercado.

Caso se identifique com o perfil da Jaqueline, te aconselhamos a realizar um teste gratuito no App. Como dito, a Onexo é uma plataforma ideal para restaurantes industriais e comerciais e certamente trará benefícios para a gestão do negócio que você representa.

Solicite um período de teste gratuito →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *