Checklist de abertura do restaurante | Por que é importante manter controle sobre os afazeres?

Home Cozinha comercial Checklist de abertura do restaurante | Por que é importante manter controle sobre os afazeres?
Checklist de abertura do restaurante. Por que é importante manter controle sobre os afazeres?
+

Administrar um restaurante não é a tarefa mais fácil de todas. Claro, o tempo e experiência tornam o processo mais simples, mas ainda assim há pontos que exigem atenção redobrada até dos profissionais mais vividos.

O processo todo inclui desde o recebimento das mercadorias, até o cumprimento das normas estabelecidas por órgãos de vigilância sanitária. Uma sequência de afazeres que, se não mediados por uma boa gestão, podem acarretar prejuízo para o estabelecimento em questão. É aqui que entra a importância de um bom e velho checklist.

O checklist nada mais é do que uma lista de afazeres que pode compreender o espaço de um dia, um mês, ou mesmo um ano. Ele serve como um lembrete e traz consigo uma listagem com as principais atividades a serem realizadas durante um período preestabelecido. Quando uma ação é concluída, basta marcar um check “” na atividade e seguir para o próximo item da lista com a sensação de dever cumprido. 

Falamos a respeito de uma ferramenta de gerenciamento de projetos que segue esse mesmo princípio em outro texto publicado aqui no blog. Ao final dessa leitura, confira também “5 ferramentas online e gratuitas para te acompanhar no Home Office”.

Ter em mãos um checklist operacional para controlar as etapas de abertura do restaurante é, então, fundamental para que a rotina do serviço de alimentação se dê de forma mais prazerosa. Listas, como essa elaborada pela Onexo, servem como guia para os colaboradores. Elas ajudam a manter o estabelecimento em ordem por consequência exclusiva da padronização dos processos.

Lembre-se que um bom atendimento ao cliente é o segredo para o sucesso de qualquer serviço de alimentação!

Checklist de abertura do restaurante

 

Da preparação do ambiente até os processos mais administrativos

O checklist desenvolvido pela Onexo reúne, em um único documento, tópicos referentes a mais de um setor do restaurante. Desse modo, a planilha construída no Excel lista afazeres que vão desde a checagem dos talheres até a verificação das áreas de higienização conforme normas sanitárias. O arquivo, contudo, está habilitado para edição e permite que o usuário remova ou acrescente novos itens de acordo com a conferência local.

Por fim, para assegurar que a checklist operacional do seu estabelecimento funcione, é preciso que toda a sua equipe compreenda o papel que desempenha e esteja apta a cumprir todas as tarefas que lhe forem atribuídas.

No caso, o checklist disponibilizado aqui compreende o espaço de um mês e traz como principais tipos de serviço o café da manhã, almoço, janta e ceia. Que tal dar uma espiadinha? O download é totalmente gratuito! ?

➜ Acessar checklist operacional.

 


 

Já conhece a plataforma de gestão online desenvolvida pela Onexo? Nossa plataforma permite que o gerenciamento dos itens da qualidade do restaurante seja feito a distância e a qualquer instante, bastando um tablet, smartphone ou notebook conectados à internet.

➜ Solicite um teste e explore todas as funcionalidades do sistema durante 7 dias gratuitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *